quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Poetas de Pijama no Palco Literário


Abertura Palco Literário Poetas de Pijama com Pedro Porciúncula (Foto: Wagner Passos)

Ontem os Poetas de Pijama (PJ) marcaram presença no Palco Literário da 40ª Feira do Livro da FURG. Foi muito gostoso poder conhecer pessoalmente os PJs, foi melhor ainda poder ter o retorno dos meses de trabalho que eu e o Pedro Porciúncula (Anarchyink) e poder ver o sorriso desses poetas (já que fomos os organzidores e idealizadores do projeto).

Poucos foram de pijama (não é Andréia Pires?), mas fazer o que continuavam poetas, alguns marcaram a presença levando o travesseiro. Sinceramente, ainda me atrapalho com o nome de todos pois muitos eram novos para mim né Matheus Bandeira (Preto). Mas foi incrível poder estar ao lado de vocês PJs, muita emoção e nervosismo no começo, mas depois o sarau fluiu descontraído e dando a oportunidade de todos participarem.

Eu e o Pedro começamos lendo um pouco sobre o projeto, palavras que estão na introdução do livro:

“Para que ser um escritor? Essa pergunta pode pegar muitos de surpresa, pois não é nem um pouco usual. O escritor é uma pessoa enferma. Ele padece de uma crise crônica de embriaguez mental que, passada uma quantidade de tempo subjetiva a cada um, é necessária ser atirada para fora do corpo, para que essa tormenta seja apaziguada, e para que o corpo suporte um novo período de boemia criativa, criando um ciclo de ‘porres e ressacas’. Por isso este ‘infeliz’ escreve.”– Pedro Porciúncula

“Acho muito difícil o título de “escritora” me parece demais profundo e cheio de significado. Mas é um ímpeto que me move pela tinta no papel, por sujar este branco com palavras. Aprendi a ler e a escrever e não posso escrever só para preencher protocolos e copiar matérias. Tenho que escrever para colocar meus olhos em palavras, para desafogar o que me afoga na rotina, para salvar o que sou e poder ler-me e gritar - mesmo que muda. As palavras são um suspiro meu, mas assim que as deixo para serem lidas, elas respiram e transpiram por si e fogem de mim” – Mayara Floss

Os Poetas de Pijama e o Patrono da Feira (no centro). (Foto e edição: Lidiane Dutra)

Fiquei muito emocionada com a leitura do meu texto "Entrega" pelo Patrono que foi elemento surpresa para a apresentação da noite. Na verdade, todos vocês declamando foi tudo muito tocante. Além disso, mais surpresa fiquei quando fui organizar as coisas para embora (para poder, enfim, ir dormir de fato) e conversei com o pessoal da Gráfica e eles falaram que os livros do PJ haviam esgotado, foram mais de 70 exemplares vendidos na noite de ontem.

Quando um livro chega na mão de alguém ele esconde várias etapas que talvez só vivenciando isso é possível compreender as dificuldades para conseguir realizar uma publicação no papel. Com certeza eu e o Pedro erramos, mas esperamos que o saldo tenha sido positivo. Organizar o livro dos poetas de pijama foi um grande aprendizado, horas de dedicação. Primeiro surgiu a ideia assim que eu adicionei o Pedro para o grupo e ele: "Mayara porque não fazemos um livro?".  Foram inúmeras reuniões e a nossa pouca experiência, com uma ajuda aqui, outra lá, conseguimos fazer o edital de seleção,  montar um site, criar um e-mail, selecionar (poesias, crônicas e ilustrações) - tudo com um prazo apertado para conseguirmos ter o livro aqui na feira. Aí começou o processo de agilizar a diagramação do livro, aguardar as ilustrações, escolher uma ilustração para a capa (e fazer a capa né Wagner Passos?). Simultaneamente a criação dos desenhos o Paulo Olmedo e  Luiz Felipe Voss Espinelly faziam toda a revisão dos textos do livro. Muita correria e muita responsabilidade.

Aprontamos tudo, aí fomos até a biblioteca pedir um socorro para a bilbiotecaria Gabriela, corremos até a gráfica encaminhamos o ISBN com a Cleuza, aguardamos... Tudo num prazo curto e com medo de não poder entregar o livro nas mãos dos PJs. Deu tudo certo, depois foram banners, cartazes... camisetas que a Gicelda organizou, tudo foi ganhando forma. 

Palco literário dos Poetas de Pijama (Foto e edição: Lidiane Dutra)

Acredito que um momento muito especial foi a sessão de autógrafos improvisada no final com canetas emprestadas e recados nos livros do público e dos Poetas de Pijama. E está aí o resultado, sorrisos, livros, poetas e pijamas. Um livro para todos lerem quando perderem o sono  e acompanhar as noites ou madrugadas de pijama. Não posso negar a sensação de alívio de estar terminando este processo - mas foi muito bom o aprendizado e a vivência desse processo. Só posso agradecer a confiança de vocês poetas que participaram - muito obrigada!

E para encerrar (como ontem), hora de dormir pessoal, porque o despertador vai tocar a qualquer momento, poetas de pijama!

Um abraço,
Mayara Floss

4 comentários:

  1. Não importa como me chamas ou me chamam, Mayara. O que importa é que todos as 43 pessoas integrantes do livro fazem parte da minha vida, sem demagogia. Obrigado por tudo. Um abração.

    ResponderExcluir
  2. Sabe que eu ainda estou tão desnorteado que não consegui criar uma postagem/texto pra por no facebook/blog.

    Não sei nem o que dizer. Acho que a ficha nem pensou em cair ainda. Sei lá. Talvez semana que vem.

    Só queria agradecer a todos os PJ's e especialmente a ti, Mayara, por ter sido parceira da minha megalomania hehehehehe

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Mayara e Pedro, parabéns pela organização.

    Ótimo saber que o livro esgotou! Podemos pensar agora numa segunda edição. :) Tem um site chamado Clube de Autores (http://www.clubedeautores.com.br/), que produz sob demanda. Além disso, podemos deixá-lo a venda em formato digital.

    Foi muito emocionante participar do encontro e muito importante ter feito parte do projeto. Obrigada! E se precisarem de ajuda, estamos aí =)

    Abraços,
    Lidiane

    ResponderExcluir
  4. São esses os verdadeiros projetos que ganham o mundo. Algo simples, mas muito bem organizado, que não precisou de nenhuma editora famosa para dar muito certo. É na cooperação que conseguimos burlar o sistema e fazer coisas muito legais acontecer.
    Beijosss May e parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...