quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Magreza

Foto: Fabiano Trichez


Ultimamente, aliás, de vários anos para cá, tudo tem que ser magro. Magro é bonito, esbelto e atraente. Isso tem criado medos, medo de comer, medo de calorias, medo de engordar. Existe ainda medo da fome, mas tudo se resolve com uma vida light, com poucas calorias e pouco calor. Você pode ter queijo light, iogurte light, cereais light, comida light. Além de light tem que ser prático, rápido e fácil de preparar, porque o tempo também afinou. O corpo perfeito, tempo de academia suplementado. Suplemento para massa muscular, suplemento para emagrecer, para fortalecer, para alimentar – não esqueça de manter as embalagens em lugar fresco e seco, fora do alcance das crianças. Afinal, emagrecer tem o seu perigo. Fitas métricas no busto, cintura, coxas. Balança, a maldita balança, que poucos sabem equilibrar o peso de suas atitudes. O narcisismo pelo corpo perfeito, pelas gorduras queimadas pelo emagrecimento. Pergunto-me, tudo se isso não tem criado um outro tipo de magreza, a magreza de pensamento. Não é só a alimentação que está light, nossas leituras estão lights, porque é mais fácil ler sem pensar muito (assim, você não engorda o pensamento e se mantêm esbelto); as músicas estão cada vez mais fragmentadas, magras e menos estruturadas; os nossos sentimentos, as nossas relações estão emagrecendo, é melhor não se envolver, ter uma relação light para não sofrer depois, seja magro no amor também; vamos abreviar, cortar e diminuir todas as medidas, os olhares. Vamos estreitar nossa mente, para nos mantermos no padrão. Estamos com o tempo tão magro que as pessoas precisam receber e-mails de autoajuda, doses lights de carinho para manter-se em forma. Aliás, forma, que forma manter, o que é manter-se em forma? Qual é o formato ideal, quais são as linhas que queremos, qual é nossa embalagem, o nosso rótulo. Que magreza que existe, que medo de alimentar-se de coisas boas, comer um bom livro, digerir uma boa música, engordar nossas relações. Só por favor, mantenha-se magro, mas mantenha-se em local fresco e seco, porque a secura de sentimentos é magra, e mantenha-se fora do alcance das crianças, por favor, elas tem um tempo gordo, uma imaginação sem medidas e uma fome de curiosidade que não se encaixam na sua cintura.

Mayara Floss

2 comentários:

  1. Muito bem refletido. De que adianta tanta informação disponível se do outro lado não há assimilação?

    PS: Desculpe-me aproveitar aqui o ensejo para sanar uma curiosidade. Como eu vi o Blog de vocês participando do Projeto Fábrica de Letras, decidi perguntar-lhes. Se for possível, por favor, me respondam como funciona as participações no que diz respeito aos resultados e premiações. Haja vista que, eu entrei em contato com o Projeto (mais de uma vez) através do e-mail informado por eles para sanar dúvidas. Porém, eu não recebi resposta. Foi a minha primeira participação. Gostaria de participar novamente, por isso estou interessada em maiores informações. Uma vez mais, peço desculpas pela minha curiosidade e incômodo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu fico abismado com a tua capacidade de linkar pensamentos hahaha muito bom.

    O tempo da sociedade afeta diretamente o nosso comportamento. Estamos muito rápidos, a informação circula rápido de mais, então, temos que ser sucintos. A bosta do twitter está aí, comprovando. 140 caracteres de profundidade e abrangência.

    Nós, blogueiros, temos que escrever textos curtos, se não, as pessoas não lêem.

    Como definisse bem aí, é a magreza.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...