terça-feira, 30 de outubro de 2012

Entre-primos no FM Café

Os "primos": Mayara Floss e Fabiano Trichez - Foto: Tiago Larrosa

Hoje, terça-feira (30/10/2012) participamos do FM Café conversando sobre a Exposição Fôlego e sobre o Blog, além de conversar sobre fotografia, declamar um poema e entrar na roda com a Rosane Borges, o Péricles (integrante da Academia Rio Grandina de Letras), o Pedro Porciúncula do AnarchyInk (http://anarchyink.blogspot.com.br/ ) e o Evandro Gomes criador do Grupo no facebook "Poetas de Pijama" ( http://www.facebook.com/groups/302710203133682/ ) .

É possível assistir o vídeo no youtube:




Da esquerda para direita: Evandro, Pedro, Pérciles, Rosane, Mayara e Fabiano - Foto: Tiago Larrosa


Um abraço,

Mayara Floss e Fabiano Trichez

"Primos" no 13º Poesia no Bar


Chegamos tarde para o 13º Poesia no Bar, mas estávamos fotografando a cidade. Fomos até a Ilha dos Marinheiros para podermos fazer umas pics boas para a Exposição que está por vir. Adentramos o bar na última rodada e deu para fazer umas fotos e ler um poema. Deixo os parabéns para o "V" que lançou o seu livro "O Balcão das Artes Impuras" que é uma coletânea de textos do blog (http://dasartesimpuras.blogspot.com.br/ ) . Conheci o Rody, o Paulo Olmedo (que estava com o seu livro "A razão do Absurdo") , a Ju Blasina . Ficamos na companhia de Andréia Pires (com o livro "De solas e asas") , a Vania (nossa agitadora cultural que junto com o Wagner comandam o Bergamota Cultural). Aliás, agradecimento especial ao Wagner que está nos acompanhando e levando conhecer as outras faces de Rio Grande.

Mayara e o caderninho de rascunhos
Jairo Lopes poemas de chuva


Wagner Passos lendo o poema de seu pai Ivonei D'Peraça "Cidade dos Ventos"

Nicholas Lucena com o seu "poema de merda" (perdoe-me as palavras)
Ju Blasina coordenando o pessoal

Sérgio Quintian falando de amor sem pudor
Diego com a declamação marcante "Vagabundo"

Um desconhecido...
Ingrid - que precisa se aventurar mais na escrita

"V" com declamando como se pregasse
Para encerrar uma harmônica.

 Abraço,

Fabiano Trichez e Mayara Floss

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Tóxico

Foto: Fabiano Trichez - "Rio Grande à noite"

Todo mundo morre aos poucos
Mas estão matando Rio Grande aos poucos
Assassinada
Pelas chaminés da noite
Soltando toda a sujeira do dia
E vai impregnando
Na alma, na pele, no corpo
Aqui o  tempo passa mais depressa
Mas rasga com calma
E vai arrancando devagar
A saúde que nos resta

Mayara Floss

sábado, 27 de outubro de 2012

"Entre-primos" no FM Café da TV FURG


Nesta terça-feira dia 30 de outubro de 2012 os "Primos" Mayara Floss e Fabiano Trichez estarão conversando no programa transmitido por Televisão e Rádio no programa FM Café da TV FURG transmitido das 13h as 14 horas. A rádio pode ser escutada na frequência 106.7 mhz e a TV FURG pode ser vista no canal 7 para quem tem Via Cabo e no canal 15 da NET ou ainda no site: http://www.furgtv.furg.br/ . A ida ao programa é para falar além do blog "Entre-primos" e do projeto da Exposição "Fôlego" que irá acontecer no final do ano, começando pela Cidade de Rio Grande/RS.

Um abraço,

Mayara Floss

Exposição no UFSCTOCK


Foto minha (Fabiano Trichez) que saiu no Diário Catarinense! Vou expor 5 imagens no UFSCTOCK, Festival Universitário de Artes Integradas, na UFSC, em Florianópolis, de 25 a 28 de Outubro.

Segue o texto de Gabriela Dequech falando um pouco mais:

"O grupo Vitamina Coletiva invadiu Balneário Camboriú com frases positivas como “Já pensou em algo que você queira dizer para o mundo?” e “Gentileza gera Gentileza”, agora o registro dessa intervenção urbana vai invadir o UFSCtock!

Breno Turnes é formado em cinema, mas trabalha com fotografia. Ele vê a cidade de uma forma diferente e retrata o cotidiano das pessoas. Suas fotografias também estarão expostas aqui no UFSCTOCK.

Clara Meirelles mostra com suas fotografias os pequenos preconceitos que ainda existem na sociedade. Ficou curioso? Então vem pro UFSCTOCK ver como ficou esse trabalho!

Fabiano Trichez, formado em fotografia, caminha pelas ruas e retrata poeticamente tudo o que vê. Você pode acompanhar esse percurso no UFSCTOCK!"

Vejam mais: http://ufsctock.com/artesintegradas/artes-visuais/

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Pescadora


Sentei na beira do galho
Pescando
E fiquei esperando
Que alguma estrela
Fisgasse o meu anzol
E quando o dia amanheceu
O sol escondeu as estrelas
E voltei para a casa
Com a cesta cheia de luz
Só é pescador, quem tem histórias
para contar

Mayara Floss

domingo, 21 de outubro de 2012

Quando



Quando você se cansar de mim
Quando cada canto, cada curva
Já tiver sido desvendada
Quando souber tudo de mim
Saiba que está na hora de voltar
A ser aprendiz
Desde o começo
E desbravar o universo em mim

Mayara Floss

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Criança


Ser adulto é ter saudades, criança vive no seu tempo. Comecei a crescer e ver que o tempo passava muito mais rápido, eu não compreendia, de repente já era dia das crianças, natal e ano novo. E eu trocava de série. De repente eu tinha uma irmã. Meu corpo foi mudando, fui crescendo, de repente eu já conseguia alcançar os botões no elevador (na ponta dos pés e sem precisar pular). De repente eu era grande demais para o parquinho e não podia andar de balanço. De repente eu tinha que arrumar minha cama todas as manhãs. De repente era coisa de criança brincar de boneca. De repente eu já podia ir sozinha no colégio. De repente eu não queria mais escutar as músicas que meus pais ouviam. De repente meu pai não pagava mais meio jantar na pizzaria. De repente eu tinha muita vergonha de dançar São João. De repente eu queria ser dona do meu nariz. De repente minha mãe deixou eu usar sua maquiagem. Aí ela deixou eu comprar um sapato de salto. De repente eu queria fugir de casa. De repente eu ganhei sutiãs no dia das crianças, mesmo querendo um lego. De repente eu tive espinhas. De repente eu menstruei  - e não gostei. De repente tive que ter uma conversa séria. De repente meus pais me levaram em uma festa e eu fui sozinha. De repente minhas amigas começaram a namorar. Logo eu já tinha um namorado também. De repente eu bebi demais. De repente eu tinha que fazer as compras do mercado. De repente minha irmã mais nova ficou maior do que eu.  De repente eu me separei, me mudei e tive que pagar as contas. De repente eu virei adulta e nem percebi.

Mayara Floss

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

(H)abituar-se


Todo dia-a-dia é dia de hábito. Talvez porque vivemos praticamente sempre no mesmo habitat, e todo o costume se justifica por um hábito de fazer tudo sempre igual. Ser igual. Comer igual, cantar igual, ouvir igual, assistir igual. Pergunto-me onde estão nossos hábitos. Nos vestimos igual, porque é a moda. Ou melhor, nos desvestimos.  Sinceramente não sei o quanto o hábito de desvestir-se é pior do que o abito que deixa só os olhos a vista. Mas tudo é uma questão de moda e hábito. Enquanto o que nos habita é a sensação de vazio. Porque esvaziamos nossos hábitos para usarmos os mesmos abitos. Pode ser o terno, a burca, a camisa, a saia, o sutiã, a nudeza. A nudeza do corpo, mas a vestimenta da mente. Pode ser a crença, a ideologia, a mentira. Onde andam nossos hábitos? E nossos abitos? Onde vestimos nossos hábitos. Estamos cheios de capuzes para o que pensamos, porque é melhor, mais seguro, pensar habitualmente. Estamos cheios de informações e cada vez mais pobres. Por isso, tire seus abitos. Mude seus hábitos.

Mayara Floss

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Doses


Juro, não é alucinação
Nem ilusão
Mantenho minha percepção
E a minha realidade é bem normal
Mas se estou muito triste,
Só pode ser depressão.
E luto pelo meu luto
Porém cuidado que se de repente
Eu ficar feliz demais, só pode ser mania
E não genuína alegria
Porém, se eu falar demais,
Tiver agitação e falta de concentração
Venha com Hiperatividade e ritalina
Se não der certo, tente imipramina
Se me der palpitações e falta de ar
Salve-me da minha ansiedade
Sou profundamente esquizofrênica
Sofro de amnesia
Tenho bipolaridade
E não me deixe despersonalizar
Sou o meu  consultório
E a minha farmácia
Por favor, me prometam um diagnóstico.
Por favor, cura-me dos meus sentimentos
Cuidado com a minha hipocondria
Mas quando eu ficar velha me dê lorazepam
Mantenha-me com lítio
E se eu não sentir mais prazer
Trate a minha anedonia
E socorra-me da psiquiatria
Da psicologia, da psicanálise, da psicofobia
E garanta-me doses controladas
De felicidade

Mayara Floss

sábado, 6 de outubro de 2012

Crônica no jornal


Gostaria de agradecer ao Jornal Folha Gaúcha pela publicação de um conto meu ("Pirulito") ilustrado pela Roseli autora do blog Rosalilustras (www.humorzerocartum.blogspot.com.br) que aliás, achei a ilustração fantástica, é muito interessante ver as diferentes formas de interação entre as linguagens (imagens e escritas), além disso o desenho ficou encantador, transpassando a ideia do conto. O Claudiomiro Machado (autor do blog Direitos Autorais e Registro de Obras: direitosautoraiseregistrodeobras.blogspot.com.br )que organizou os textos, parabenizar o Rody( do Blog do Rody: www.blogdorodycaceres.blogspot.com.br) que teve também a sua crônica ilustrada. Por fim, agradecer o Pedro autor do blog Anarchy Ink. (www.anarchyink.blogspot.com.br) que me passou o contato e permitiu essa oportunidade e parceiro de alguns projetos que por aí virão. 

Abraço,

Mayara Floss
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...